Alexandre Ito Souza
Biografia
Alexandre Ito Souza
é contrabaixista natural de Guarulhos – SP. Teve seus primeiros contato com a música na Brasil Soka Gakkai Internacional. Foi aluno do Professor Marco Antônio Brucoli na EMMSP e se formou na UNIMES e UNIS. Como bolsista da Fundação Vitae e Fundação Carolina, teve a oportunidade de estudar na Academia de Música Franz Liszt, Hungria, com o Professor Peter Kubina e no Conservatório Superior de Música Liceu de Barcelona, Espanha, com o Professor Cristoph Rahn. Posteriormente, aprimorou suas habilidades na Escola Superior de Música de Lausane, Suíça, com os Professores Michel Veillon e Bozo Paradzik.
Participou de turnês e concertos pela Europa, colaborando com; Orquestra da Suisse Romande, Orquestra de Câmara de Genebra, Camerata Menuhin, Sinfonieta de Lausanne, Camerata de Lausanne, Orquestra Jovem Mundial sob a regência de maestros ilustres como Fabio Luisi, Lorin Maazel, Marek Janowski, Charles Dutoit e Emmanuel Krivine.
Teve aulas de contrabaixo elétrico com Ximba Uchyama e iniciação ao jazz com François Lindemann. Desde de seu retorno ao Brasil, em 2013, atua na Orquestra Sinfônica Brasileira. Faz parte da Associação Casa com a Música, promovendo integração social por meio da arte.
A partir de 2015 passou a trabalhar ativamente com o renomado artista Milton Nascimento, participando nas turnês; “Tarde,” “Semente da Terra,” “Clube da Esquina,” e “A Última Sessão de Música”, excursionando pelo Brasil e Exterior.
Alexandre atua como diretor musical e contrabaixista na Banda Beraderos, um projeto autoral de Danilo Mesquita e Ravel Andrade. Sua versatilidade é evidenciada na produção musical do álbum “Beraderos,” que inclui colaboração com Milton Nascimento e contribuição para trilha sonora da novela da TV Globo, “Mar do Sertão.
Em dezembro de 2021, lançou juntamente com Robertinho Silva o álbum “Nascimento das Canções”, em homenagem a Milton Nascimento, com participações do próprio Bituca, Yamandu Costa, Nivaldo Ornelas, Carlos Malta, entre muitos outros.